O obeso tem uma limitação real: vê a comida e come; se está próxima, agarra; Se come, engorda; se engorda, se deprime. Todo este circuito, que aparece abruptamente, se produz porque a comida pode mais? Será mesmo? Ou será porque não foi tomada uma decisão firme?

Mas, e agora, existe esperança? A esperança se perde quando se está distraído? Como fazer para estar atento? A princípio, o foco tem que estar em função de desarmar e desarticular as estratégias tatuadas através dos anos para suportar o insuportável:

“Estou tão mal…”. Ou pior: “Estou tão mal que já não vale mais a pena tentar mais nada..”?

Nesse estado emocional, a pessoa se entrega. Seus sentimentos serão opostos ao de quem vai baixar de peso. O pensamento então será: Que bom que é comer pizza!” (Sim! Exatamente isso).

Entretanto, no momento em que esta pessoa está envolvida no processo de emagrecimento, o posicionamento é outro: “Me sinto tão bem! Volto a acreditar que é possível emagrecer”.

O grande temor não é como o obeso se vê neste momento, nem como se via 5 kg atrás. O grande temor é ver os 25 kg adiante.  Aí está o destino da pessoa obesa, porque responde a uma profecia biológica e psicológica. O obeso, em uma caminhada livre, termina mais obeso. Porém, uma obesidade controlada vai terminar em peso equilibrado, e, mantido esse peso, vai melhorar sua qualidade de vida.

O esforço para reduzir peso pode gerar um grande prazer. Já o oposto, o abandono será convertido em sofrimento. Além disso, quando existe uma dor muito profunda, o obeso poderá escolher a negação do que realmente sente e irá caminhar aos tropeços com seus 150 kg ou mais.

E agora? É possível os obesos largarem a comida ainda que seja por um único dia da vida? Sim! E conseguir esse feito será uma grande demonstração do domínio sobre seus impulsos e da capacidade de mudar a rotina da vida, mesmo que seja por um único dia. O contrário é pensar que está à mercê do destino, dos anos, dos quilos, do excesso de comida.

Trecho do livro Una Delgada Línea …Entre el Excesso y la Medida
Dr. Máximo Ravenna Z”L